Timeboxing: uma Ferramenta Simples para Aumentar a Produtividade

Uma das dores mais comuns de empresários e gestores é que falta tempo para tudo aquilo que precisa ser feito. E falta mesmo. Querer mudar isto é querer mudar a realidade. O que precisa mudar é a forma como lidamos com esta pressão e com a qual organizamos nosso tempo. Neste sentido, o timeboxing é uma ferramenta muito simples para aumentar a produtividade pessoal.

A principal questão é transformar sua lista de tarefas (to-do list) num calendário. Asana, Slack e Trello odiarão isto, mas a verdade é que ficamos reféns destas listas, que muitas vezes acabam atrapalhando a organização das nossas prioridades, geram sentimentos de débito e angústia e nos levam a priorizar trabalhos superficiais e mais fáceis em detrimento do que realmente é mais importante (para tentar diminuir a dívida o máximo possível, confundindo produtividade com atividade).

agenda timeboxing tarefas produtividade
Photo by Curtis MacNewton on Unsplash

Usar o timeboxing nada mais é que bloquear um tempo realista na sua agenda para as atividades que precisam ser feitas, criando melhores oportunidades de priorizar atividades por sua importância e não só pela facilidade ou urgência [este texto só está sendo escrito porque uma janela na minha agenda foi bloqueada para isto, caso contrário eu já estaria fazendo outras coisas].

E por que fazer isso? Simplesmente porque a lista de tarefas aceita tudo. Ela aceita qualquer prazo, mesmo que não caiba na sua agenda. Quando você coloca na sua agenda aquilo que deve ou pretende fazer, você começa a ver o que cabe nela (ou não) e as consequências disso para a organização do seu tempo. Você toma melhores decisões sobre o uso do seu tempo e consegue negociar ou determinar prazos com mais convicção. Suas semanas e meses serão muito melhor planejados.

Listas de tarefas são importantes justamente para coisas pequenas que iremos esquecer e que devem ser feitas num bloco único de tempo dedicado a isto (também usando timeboxing para as pendências pequenas e fáceis).

timeboxing agenda asana trello slack
Exemplo de uso do Timeboxing – ainda cabem mais alguns poucos compromissos na minha próxima semana…

Outro ganho é que você consegue ter uma noção muito boa de como você vem usando seu tempo sem precisar quantificar quantas tarefas você marcou como feitas no software de sua preferência e sem fazer mais nenhum trabalho além de olhar para a sua agenda e entender visualmente como você vem gastando seu tempo.

Além disso, há um ganho de bem-estar mental significativo. Você se sentirá com mais controle sobre sua agenda, desde que realmente negocie as condições e cumpra seu timeboxing. O timeboxing é um compromisso seu com você mesmo. Assim você minimizará bastante as distrações, dispersões e interrupções.

Finalmente, essa prática também aumenta bastante a produtividade, já que o tempo necessário para desenvolver uma atividade com interrupções sempre é maior que o gasto num esforço concentrado.

O que você está esperando para usar esta prática simples no seu dia a dia?

 

Tags: | | | |

Receba conteúdos exclusivos!

Cadastre-se para receber conteúdos sobre gestão, estratégia, finanças e pessoas.

Ao clicar no botão abaixo, eu concordo em receber os boletins informativos da Delta Consulting de acordo com a Política de Privacidade.

Sobre o Autor

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. A ideia é ótima, vou praticar mais, parabéns!

    No entanto, é preciso ter disciplina para controlar e atualizar constantemente a agenda, mentalizando que isso não é perder tempo, e sim ganhar.