Como Tornar sua Empresa Mais Inovadora

Vivemos num mundo carregado de incertezas e volatilidade das situações e excesso de informações, que são, ainda por cima, conflitantes e ambíguas. Na maioria dos casos, somos obrigados a tomar decisões com quantidade insuficiente de informação e impossibilidade de fazer previsões.

Por isso mesmo, a necessidade de compreensão do mercado e suas tendências e as competências para adaptação e inovação são indispensáveis aos profissionais e empresas. E, ao mesmo tempo, precisa-se viver o presente, dando resultados hoje ao mesmo tempo que se constrói o futuro.

E como dar conta de um presente tão exigente sem se desconectar de um futuro que é incerto e volátil?

Gestores e empresários desejam previsibilidade, demandando ferramentas e métodos que projetem uma imagem de controle. Mas a realidade se impõe ao planejamento e as circunstâncias ou as necessidades e objetivos mudam.

Um modelo de gestão ágil acolhe a incerteza e a criatividade, tratando o monitoramento sistemático como inspiração e adaptação. Implantar uma cultura ágil na sua empresa (ou na sua equipe) é um fator determinante de competitividade e sucesso empresarial (ou gerencial).

agilidade resultados criatividade inovação
Photo by Osman Rana on Unsplash

A essência cultural de um modelo de gestão ágil passa por quatro práticas:

  1. Foco na execução, com ciclos curtos de planejamento e monitoramento, com responsabilização e envolvimento de todos os níveis da organização, até o individual.
  2. Estratégia como priorização, decisão e aprendizado, fluindo top-down e bottom-up e com abertura para atualização constante e ajustes em tempo real.
  3. Uso de metas ambiciosas como estímulo à criatividade e ao foco nos resultados, ajustáveis e calibráveis conforme o teste da realidade.
  4. Alinhamento e transparência, com circulação de informações, status report de conhecimento amplo e convergência entre equipes.

E como estruturar uma empresa capaz de lidar com todas esse ambiente de incertezas, ambiguidades, complexidade e volatilidade? Investindo nas pessoas e numa cultura empresarial que favoreça e estimule a inovação.

Em vez de adotarmos modelos de gestão que buscam maximizar o controle em busca de eficiência, devemos buscar modelos que maximizam a contribuição das pessoas em busca de impacto. A pergunta central das empresas tradicionais é: como fazemos as pessoas servirem melhor a organização? Ao passo que a pergunta central das empresas inovadoras é: que tipo de organização é capaz de estimular o melhor que cada pessoa pode dar?

Isso se faz com um conjunto de práticas e expectativas que promovam um ambiente desafiador, estimulante e encorajador:

  1. Provocando um real sentimento de dono;
  2. Organizando a gestão de forma descentralizada;
  3. Aplicando uma meritocracia real, de acordo com conquistas e resultados;
  4. Possibilitando um real engajamento emocional das equipes com a empresa e suas atividades;
  5. Superando falsos paradoxos e escolhas, que limitam as decisões;
  6. Promovendo uma abertura real da estratégia;
  7. Estimulando uma cultura de experimentação.

[av_promobox button=’yes’ label=’Faça a pré-inscrição!’ icon_select=’no’ icon=’ue800′ font=’entypo-fontello’ color=’theme-color’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’ size=’large’ box_color=” box_custom_font=’#ffffff’ box_custom_bg=’#444444′ box_custom_border=’#333333′ label_display=” link=’manually,https://www.deltaconsulting.com.br/lp/curso-burocracia-humanocracia-pre-inscricao/’ link_target=’_blank’ id=” custom_class=” template_class=” av_uid=’av-atrhy’ sc_version=’1.0′ admin_preview_bg=”]
Você pode acessar recomendações factíveis sobre como implantar essas práticas e tornar sua empresa mais inovadora no curso Da Burocracia à Humanocracia, oferecido pela Delta.
[/av_promobox]

 

Tags: | | | | | | | | | |

Receba conteúdos exclusivos!

Cadastre-se para receber conteúdos sobre gestão, estratégia, finanças e pessoas.

Ao clicar no botão abaixo, eu concordo em receber os boletins informativos da Delta Consulting de acordo com a Política de Privacidade.

Sobre o Autor

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. O mindset empresarial e o nível de engajamento da equipe são determinantes para a inovação acontecer na prática.

    De fato, é um grande desafio e exercício cotidiano extrair o melhor que cada pessoa pode dar.

    Buscar fazer melhor aquilo que se faz todo dia também pode ser encarado como inovação.

    É prudente estabelecer tolerâncias, evitando possíveis devaneios, sobretudo porque não se pode perder o foco das obrigações cotidianas.

    Tema necessário ao hoje e ao amanhã de toda e qualquer empresa.

    Obrigado e parabéns Fernando!