Como Pequenas Empresas Podem Vender Mais (parte 2)

Dando sequência ao texto anterior sobre como pequenas empresas podem vender mais usando alternativas de baixo custo com alto potencial de impacto, mesmo sem contar com o  arsenal de comunicação de organizações maiores, compartilharei mais seis alternativas para escalar o crescimento de sua empresa.

Construa uma comunidade em torno de sua marca. Tendo um produto cuja avaliação dos clientes é muito boa, você possui um grande insumo para construir uma comunidade. Parta destas pessoas, estimule-as e empodere-as para falar em nome de sua empresa, oferecendo reconhecimento, visibilidade, incentivos e espaços de criação, compartilhamento e diálogo.

Obviamente que para dar certo isso exigirá planejamento, organização e coordenação, mas o esforço vale a pena: Você vai se surpreender com o que uma comunidade de clientes satisfeitos que interagem entre si podem fazer por sua empresa.

crescimento da empresa
Photo by Micheile Henderson on Unsplash

Participe de feiras e eventos temáticos. Para otimizar seu investimento, vá primeiro como visitante e observe a frequência e o tipo de interação que acontece nesta feira e converse com quem já participou de edições passadas. Marque cafés, almoços e encontros antecipadamente de acordo com um estudo prévio dos participantes e busque engajá-los em algum ponto do evento. Tenha uma estratégia para seu stand, fazendo algo provocativo e criativo e inclua uma chamada para ação muito forte.

Participe de palestras. Lembre-se de que você está fazendo um favor considerável aos organizadores e que eles terão reciprocidade com você. No palco, conte uma história para engajar o público e associe ao seu negócio com naturalidade. Obtenha o mailing dos participantes (observando os compromissos de privacidade de dados dos organizadores) e avalie outras formas de dar visibilidade ao seu negócio após o evento aproveitando os conteúdos produzidos pelos organizadores.

Use o e-mail marketing de modo consistente. Crie uma lista de contatos e prospecções o mais cedo possível, independentemente de quando for utilizá-la. Quando for se comunicar, personalize as mensagens e monte uma série de e-mails automatizados (drip sequences) de acordo com as interações do cliente com seus produtos. Use ferramentas de teste e otimização de campanhas para saber o que está funcionando e aprender para o futuro.

Produza ferramentas como marketing. Desenvolva ferramentas simples para captura de leads, usando o que já tem “em casa” como ferramenta ou posts de blog populares como microsites. Faça as ferramentas o mais simples e focadas possível, que resolvam uma dor específica e óbvia, cada uma em um microsite próprio. Torne-as fáceis de encontrar em mecanismos de busca.

Utilize plataformas consolidadas e novas a seu favor. Descubra onde seus potenciais clientes navegam online e crie uma entrega que preencha uma necessidade desses clientes nessa plataforma. O que as pessoas fazem, procuram e esperam encontrar nestas plataformas?

Trabalhe também em novas plataformas (ganhou muita visibilidade quem entrou primeiro no Snapchat) ou explore rapidamente novos aspectos e características de plataformas consolidadas (também ganhou visibilidade quem começou as usar as lives do Instagram logo no começo).

Boa parte destas recomendações pode ser adotada imediatamente por sua empresa. As exigências são: esforço, criatividade, resiliência e um pouco de investimento financeiro. Você vai precisar fazer muitas tentativas e aprender com erros e feedback do mercado e de amigos. E é claro que não é necessário fazer tudo só: boas assessorias (estratégica e de comunicação) podem te ajudar bastante nesta jornada.

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